Explorando o Universo das Plantas Exóticas Floridas
Entre as plantas ornamentais mais procuradas estão vegetais ornamentais que obtiveram notável espaço em coleções botânicas em diferentes continentes.
Os Encantos Visuais dasPhalaenopsis
As espécies de orquídeas são célebres pela impressionante variedade de espécies com mais de 25.000 espécies catalogadas.
Suculentas decorativas
Comumente descobertas em florestas tropicais e subtropicais, estas plantas evoluíram com sistemas especializados de desenvolvimento em diversos habitats.
Descobrindo as Incríveis Tillandsias
Os tipos de bromélias são classificados na categoria biológica Bromeliaceae e têm sua principal origem das regiões tropicais americanas.
Exibindo configurações especiais, diferentes tipos geram um reservatório central que retém umidade. Este mecanismo proporciona a adaptação a condições áridas.
Diretrizes para o Cultivo de estas Espécies Ornamentais
Luz Apropriada
Geralmente, as orquídeas se desenvolvem melhor com iluminação filtrada. Enquanto isso, as plantas da família Bromeliaceae conseguem prosperar em diferentes níveis de luz, de acordo com a variedade.
Molhagem e Controle Hídrico
O excesso de água representa um grande problema no cultivo de Orchidaceae. Orienta-se umedecer só depois que a mistura de cultivo perder umidade.
Quanto às bromélias que formam cisterna, é importante preservar água neste espaço substituindo-a a cada semana para prevenir a reprodução de insetos.
Substrato e Nutrição
A saúde das orquídeas é mantida em substratos específicos que previnem o acúmulo de umidade.
Substratos que contêm fragmentos de casca, carvão processado combinados com elementos que permitem circulação demonstram ser convenientes.
O plantio de bromélias é viável em variados meios de crescimento, tais como preparados para plantas aéreas, composto natural poroso ou ainda apoiadas em materiais orgânicos sólidos.
Situações Recorrentes e Ajustes
Parasitas e Enfermidades
Parasitas microscópicos e insetos sugadores figuram como questões habituais na manutenção destas espécies.
As ações profiláticas contemplam boa circulação de ar, manter a hidratação equilibrada e avaliar rotineiramente as flores.
Dificuldades no Florescimento
Quando o florescimento não ocorre, confirme se existe contato com claridade apropriada. Vários exemplares requerem de amplitude térmica diária para desencadear o processo reprodutivo.
A fase reprodutiva das bromélias usualmente acontece apenas uma vez durante seu ciclo de vida, contudo formam clones que são passíveis de replantio uma vez concluída a etapa de florescimento.
Aspectos Positivos de Possuir Estas Espécies Ornamentais
Para além do apelo estético, estes elementos botânicos fornecem qualidades para o ambiente interno.
Determinados exemplares contribuem na filtragem de poluentes, extraindo elementos tóxicos e melhorando as condições atmosféricas.
A atividade de juntar vegetais tão especiais da mesma forma concede ganhos para a saúde mental, diminuindo a ansiedade e criando uma conexão com a natureza.
Como Iniciar sua Coleção de Orquídeas e Bromélias
Para iniciantes, indica-se estrear por exemplares mais robustos.
Orquídeas como Phalaenopsis e espécimes de bromélias que não requerem solo são excelentes escolhas para jardineiros de primeira viagem.
Investigue recomendações em lojas especializadas e grupos de internet para expandir seu entendimento referente a estas maravilhosas espécies.